O que é a filosofia? Afectos, perceptos, conceitos


Dando continuidade a nossa caracterização inicial da filosofia, observemos as opiniões do Filósofo Gilles Deleuze sobre o assunto. O texto dessa entrevista pode ser acessado AQUI, a partir da página 36, do verbete Idéia. Deleitem-se. Postem comentários e dúvidas a vontade abaixo. Abaixo alguns fragmentos  de outros trabalhos do autor: 

Fragmento 1: 

“É o que Nietzsche dizia. Uma filosofia que não prejudicasse a besteira seria... Prejudicar a besteira, resistir à besteira. E se não houvesse a filosofia? As pessoas agem como... Afinal, é bom para as conversas depois do jantar. Se não houvesse filosofia, não questionaríamos o nível da besteira. A filosofia impede que a besteira seja tão grande. Esse é seu esplendor. Não imaginamos como seria. Se não existissem as artes, a vulgaridade das pessoas seria... Quando dizemos... Criar é resistir efetivamente. O mundo não seria o que é sem a arte. As pessoas não agüentariam. Elas não estudaram filosofia, mas a simples existência da filosofia as impede de ser tão estúpidas e imbecis quanto seriam se ela não existisse”

  
Fragmento 2:

“A filosofia me parece ser uma arte de criação, tanto quanto a pintura e a música: ela cria conceitos. Não se trata de generalidades e nem mesmo de verdades. É antes da ordem do Singular, do Importante, do Novo. Os conceitos são inseparáveis dos afectos, isto, dos efeitos potentes que eles têm sobre nossas vidas, e dos perceptos, isto é, de novas maneiras de ver ou de perceber que eles nos inspiram.”


Fragmento 3: 

A primeira característica própria de um conceito consiste em operar um corte inédito nas coisas.”

Fragmento 4:

“Os perceptos não mais são percepções, são independentes do estado daqueles que os experimentam; os afectos não são mais sentimentos ou afecções, transbordam a forca daqueles que são atravessados por eles. As sensações, perceptos e afectos, são seres que valem por si mesmos e excedem qualquer vivido. Os perceptos não mais são percepções, são independentes do estado daqueles que os experimentam; os afectos não são mais sentimentos ou afecções, transbordam a forca daqueles que são atravessados por eles. As sensações, perceptos e afectos, são seres que valem por si mesmos e excedem qualquer vivido.”



Fragmento 5:

“Quando se pergunta o que é a pintura, a resposta é relativamente simples. Um pintor é alguém que cria na ordem das linhas e das cores (ainda que as linhas e as cores existam na natureza). Bem, um filósofo é a mesma coisa, é alguém que cria na ordem dos conceitos, alguém que inventa novos conceitos. Aí ainda, há evidentemente o pensamento fora da filosofia, mas não sob essa forma especial de conceitos. Os conceitos são singularidades que reagem sobre a vida ordinária, sobre os fluxos de pensamento ordinários ou quotidianos




Fragmento 6: 

“Desse ponto de vista, os artistas são como os filósofos, tem frequentemente uma saudezinha frágil, mas não por causa de suas doenças nem de suas neuroses, e porque eles viram na vida algo de grande demais para qualquer um, de grande demais para eles, e que pôs neles a marca discreta da morte.” 

Gilles Deleuze


4 comentários:

  1. Alan nesta frase :tem frequentemente uma saudezinha frágil,
    queria saber o que eles tem a dizer com isto?

    ResponderExcluir
  2. Bom, ele diz algo assim, que para produzir afectos, perceptos ou conceitos, muitas vezes artistas e filósofos são atravessados por forças maiores que eles,que ultrapassam sua capacidade de sustentar aquele sentimento, percepção ou ideia. O exemplo maior é de Van Gogh, o pintor que cortou a própria orelha: sua "saúde" mental foi sacrificada para que seus perceptos pudessem viver... por aí, esclareceu?

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKK MELHOR QUE A EXPLICAÇÃO DA ESCOLA

    ResponderExcluir
  4. Oi professor, sou a Graça do 1 ano "B" do CEM 07 Gama, gostaria de solicitar ao senhor o envio do 2 trabalho, ou seja, o texto e as perguntas. Pois o primeiro trabalho foi sobre Perspectos e Efctos e este já foi feito. POR GENTILEZA, GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR PODERIA ENVIAR O TEXTO OU PUBLICAR NO SEU BLOG?
    Obrigada, pela atenção.

    ResponderExcluir